22 de fevereiro de 2013

Previsões Oscars 2013

Já vem a ser tradição aqui do blog reunir as minha previsões dos vencedores dos Oscars. Este ano vou continuar a fazê-lo, sempre vão tendo umas hilights do que poderá acontecer em LA na noite de 24 de Fevereiro.
Desta vez haverá 3 tópicos para cada categoria, o de Quem vai ganhar, o de Também provável e ainda o Justo Vencedor. Claro que o último dos tópicos refere-se única e exclusivamente à minha opinião.

Melhor Actor Principal:
(Best Leading Actor)
Quem Vai Ganhar - Daniel Day-Lewis (em Lincoln)  
Também provável - Nenhum outro
Justo Vencedor - Joaquin Phoenix (em The Master)

Esta é das categorias mais previsíveis da noite, o actor que interpreta o 16º presidente dos EUA sai destacado depois de ter ganho todos os galardões para melhor actor principal nos principais prémios da Award Season (já tem um BAFTA, Globo, SAG e ainda um Critc's Choice Award). Não acho que nenhum outro tenha grande probabilidade de ganhar, mas Hugh Jackman é talvez aquele que ainda possa ter algo a dizer. No entanto o Freddie Quell de Joaquin Phoenix é o justo vencedor ao galardão. Day-Lewis pode estar perfeito neste papel, mas a demente personagem de Phoenix é representada com destreza e determinação.

Melhor Actriz Principal:
(Best Leading Actress)
Quem Vai Ganhar - Emmanuelle Riva (em Amour) 
Também provável - Jennifer Lawrence (em Silver Linnings Playbook)  
Justo Vencedor - Emmanuelle Riva (em Amour)

A actriz de Amour poderá levar o Oscar para casa depois dos BAFTA lhe garantirem o prémio. A Academia gosta bastante de galardoar actrizes já veteranas e adora contradizer os Globos de Ouro que atribuíram o prémio a Jennifer Lawrence, mas esta é das categorias mais renhidas de toda a gala com 3 nome em destaque: Riva, Lawrence e ainda a Jessica Chastain. No entanto a performance magistral de Riva nem devia de causar dúvidas! É a justa vencedora. 


Melhor Actor Secundário:
(Best Supporting Actor)
Quem Vai Ganhar - Tommy Lee Jones (em Lincoln) 
Também provável - Christoph Waltz (em Django Unchained) 
Justo Vencedor - Christoph Waltz (em Django Unchained)/Philip Seymour Hoffman (em The Master)

Sei que posso tirar o cavalinho da chuva para o Hoffman ganhar, começou a Award Season bem com uma vitória nos Critic's mas depois disso só Waltz (que só apareceu no final da corrida) e Lee Jones é que venceram. No final das contas o actor de Lincoln torna-se no mais provável vencedor devido ao seu SAG e ainda porque Waltz ganhou há muito pouco tempo o seu Oscar por Inglorious Basterds, mas entre ele e Lee Jones que ganhe Waltz!



Melhor Actriz Secundária:
(Best Supporting Actress)
Quem Vai Ganhar - Anne Hathaway (em Les Misérables) 
Também provável - Sally Field (em Lincoln)
Justo Vencedor - Anne Hathaway (em Les Misérables)

A nossa Fantine de Hathaway é a mais provável vencedora, já tem uma bagagem grande este ano, com todos os prémios possíveis na sua prateleira graças à sua arrepiante voz. Sally Field é a única, neste momento, que conseguirá fazer aqui moça, mas é muito improvável. A "miserável" da Anne vai levar com o Oscar para ver se aprende! :P


Melhor Filme de Animação:
(Best Animated Feature)
Quem Vai Ganhar - Brave 
Também provável - Frankenweenie ou Wreck-It Ralph
Justo Vencedor - ParaNorman

Brave será, provavelment eo grande vencedor, muito injustamente, já que é talvez o pior do lote dos nomeados. A pixar conseguia muito melhor mas já leva com um Globo e um BAFTA atrás e além disso tem o nome "Disney Pixar" nos créditos, isso dá-lhe logo vantagem. Frankenweenie pode-se safar, se a Academia se render ao estranho mundo de Burton, Ralph também poderá ter algo a dizer, já que tem ganho alguns prémios nesta Award Season. Para mim, na verdade, seria o ParaNorman a vencer, como aconteceu nos LEFA aqui do blog, mas uma vittória para o meu favorito é já impossível.


Melhor Fotografia:
(Best Cinematography)
Quem Vai Ganhar - Claudio Miranda por Life of Pi 
Também provável - Roger Deakins por Skyfall
Justo Vencedor - Claudio Miranda por Life of Pi

A fotografia de Miranda é fabulástica e sem dúvida a que mais merece o Oscar e, provavelmente, a que vai vencer. Skyfall ou até Lincoln podem, no entanto, revelar-se em surpresas de última hora.


Melhor Guarda-Roupa:
(Best Costume Design)
Quem Vai Ganhar - Jacqueline Durran por Anna Karenina 
Também provável - Joanna Johnston por Lincoln
Justo Vencedor - Jacqueline Durran por Anna Karenina 

Anna Karenina deverá só levar este para casa, se bem que o design de produção também lhe deveria cair nas mãos, mas como não foi um filme que vingou em Hollywood estará para sempre "condenado" a ficar apenas com este. Só se a Academia for muito má e inconsciente é que entrega este ao Lincoln ou ao Les Misérables.

Melhor Design de Produção:
(Best Production Design)
Quem Vai Ganhar - Eve Stewart (Production Design); Anna Lynch-Robinson (Set Decoration) por Les Misérables 
Também provável - Sarah Greenwood (Production Design); Katie Spencer (Set Decoration) por Anna Karenina
Justo Vencedor - Ambos

Tanto um como outro podem ganhar e merecem ganhar. Os sets de Les Misérables da barricadas são enormes e bem feitos, o teatro russo de Anna Karenina é de uma sumptuosidade diferente mas maravilhoso na mesma.

Melhor Montagem:
(Best Film Editing)
Quem Vai Ganhar - William Goldenberg por Argo  
Também provável - Dylan Tichenor and William Goldenberg por Zero Dark Thirty
Justo Vencedor - Dylan Tichenor and William Goldenberg por Zero Dark Thirty

Acho que Argo não se irá destacar muito nos Oscars, contrariamente ao que tem acontecido, mas este tem garantido, ou quase. Se bem que o prémio deveria cair nas mãos de Zero Dark Thrity, o filme de Bigelow.

Melhor Banda-Sonora:
(Best Original Score)
Quem Vai Ganhar - Mychael Danna por Life of Pi  
Também provável - Thomas Newman por Skyfall
Justo Vencedor - Dario Marianelli por Anna Karenina



Mychael Danna traz consigo uma das partes mais positivas do insonso Life of Pi e por isso mesmo deve ganhar o Oscar para banda-sonora. No entanto Skyfall saiu dos BAFTA de cabeça erguida e pode roubar o Oscar à obra de Ang Lee. De resto, Anna Karenina e as sonoridades de Marianelli tocaram-me muito mais que as restantes outras.

Melhor Canção Original:
(Best Original Song)
Quem Vai Ganhar - Skyfall de Skyfall 
Também provável - Everybody Needs a Best Friend de Ted
Justo Vencedor - Skyfall de Skyfall

Adele já conquistou os Grammy e agora é a vez dos Oscars. A música de Skyfall não tem qualquer rival que lhe possa tirar a coroa, Adele vai mesmo ser a intérprete do ano no que toca a canções originais em filmes e até que merece com o seu tema para mais um filme de James Bond.


Melhor Argumento Original:
(Best Original Screenplay)
Quem Vai Ganhar - Quentin Tarantino em Django Unchained 
Também provável - Mark Boal em Zero Dark Thirty
Justo Vencedor - Quentin Tarantino em Django Unchained

O Tarantino deve contar com um Oscar este ano, talvez o único que o seu grande filme receba. O Oscar já teve mais garantido, mesmo na última premiação da Award Season o Zero Dark Thirty levou a melhor a Django, baralhando a corrida, mas ao que tudo indica este não escapa ao realizador de Pulp Fiction. Na minha opinião merece-o!


Melhor Argumento Adaptado:
(Best Adapted Screenplay)

Quem Vai Ganhar - Tony Kushner em Lincoln 
Também provável - David O.Russell em Silver Linnings Playbook ou Chris Terrio em Argo  
Justo Vencedor - Tony Kushner em Lincoln

Se não ganhar o Lincoln nem sei... É o melhor argumento de todos, talvez de seguida seja o Beasts of The Southern Wild, mas o que não quero mesmo ver ganhar é o nosso amigo O.Russell, o seu mais recente filme é só um pão sem sal.

Melhor Realizador:
(Best Directing)

Quem Vai Ganhar - Steven Spielber em Lincoln 

Também provável - Ang Lee em Life of Pi 

Justo Vencedor - Michael Haneke em Amour

Michael Haneke lançou o seu formidável Amour para o mundo e encantou tudo e todos, deveria ganhar como melhor do ano? Sem dúvida! Mas o prémio ou recai no realizador de Lincoln ou o de Life of Pi, já que o Affleck nem nomeado está, fazendo desta a categoria principal mais difícil de prever de todo este lote.

Melhor Filme:
(Best Picture)

Quem Vai Ganhar - Lincoln 

Também provável - Argo

Justo Vencedor - Django Unchained

A categoria de realizador trocou as voltas a todos nós e sem o premiado Argo figurar lá, perde logo imensas probabilidades de vingar nesta mesma categoria. Por isso mesmo o mais provável a levar o Oscar para casa é mesmo o Lincoln, o mais nomeado e o que mais recebeu prémios segundo estas previsões. Agora é espera pela noite de domingo e ver se tenho razão. No entanto a história de Django conquistou-me o coração e devia ser mesmo esse a ganhar este galardão.

E vocês? Quem acham que vai ganhar?

1 comentário: