31 de maio de 2010

Lata Morna 5


O tema deste lata morna é o festival da Eurovisão. Esta ano que passou um pouco despercebido em Portugal pois a RTP não ofereceu uma campanha de “marketing” que o promovesse. Este ano coube à Noruega organizar este que é dos maiores festivais do mundo (e também dos mais desastrosos, diga-se de passagem). A Eurovisão é um monstro europeu que foi criado com o objectivo unir os povos através da música. Objectivo ainda não realizado, visto que todos os anos sai um ou outro país do festival por problemas diplomáticos com outro que lá se encontra também. Muitas lacunas deixa este festival por preencher, fazendo dele não só um dos festivais mais famosos mas também um dos mais ridículos. Dizemos ridículos porquê? Porque este festival é, agora, mais uma orgia de gente doida a gritar um pseudo-pop, que um festival de música de qualidade. Qualidade? Palavra já completamente desconhecida no “dicionário Eurovisivo”. Vejamos, em 2008, músicas magníficas como a de Portugal


(não dizemos isto por sermos nacionalistas) perdem a pontos vistos da música vencedora da Rússia

(do grande? Dima Bilan). Música essa que era de um pop foleiro-lamechas do pior que existe, mas vá, como precisávamos do gás natural russo deixa-se a Rússia ganhar para ficar contente e abrir as torneiras cá para o velho continente.
Portugal é o melhor exemplo da decadência deste festival (que arrecadou uma audiência de 120 milhões de pessoas só na Europa), pois o nosso país anda nestas andanças há 50 anos e nunca foi vencedor de alguma edição, porque será? Não, as músicas não são abomináveis. Não, não somos fracos em termos musicais (talvez dos mais fortes dos que lá aparecem). Mas sim porque só temos a Espanha como vizinhos! Ou seja, o pais com uma maior colecção de vizinhos é o que mais ganha pontos neste sistema de voto ultra justo (?!). Por isso, ou o Oceano Atlântico começa a votar ou nunca ganharemos este festival. Mas é assim tão mau este festival? É, mas como bons europeus que somos, vemo-lo todos os anos. Temos também que admitir que esta coisa entretém como o caraças!

Ps: Pedimos desculpa pelo atraso.

Publicado por: Josephine e RicardoRodrigues.

7 comentários:

  1. concordo plenamente com cada palavra que aqui foi escrita ! é assim , no ano passado eu até achei que o vencedor foi justo , embora achasse que portugal merecesse ficar melhor classificado , mas enfim ..
    agora , neste ano ?! na , achei que haviam muitas músicas melhores do que a que ficou em primeiro ! mas portugal ter ficado em 18º ? muito mais ridículo !
    outra observação , só temos um vizinho e fraco ! nós dámos-lhes 12 pontos e eles a nós 6 ? porfavor .. e o rapaz da bélgica que disse que a nossa música era a preferida dele , o seu país não nos deu nem um ponto ! é o cumulo , enfim ..
    resta-nos dar os parabéns à filipa , ao nosso coro que ganhou o prémio de melhor coro e à cátia castel-branco que tratou do vestuário dos nossos artistas e trouxe para portugal o prémio de melhor vestido do festival.

    ResponderEliminar
  2. na minha opinião também era a bélgica quem ganhava este ano (:

    ResponderEliminar
  3. O festival da eurovisao é o degredo televisivo. Não só os cantores e as musicas são de uma qualidade inexistente como toda a idumentaria e paneleirices que envolvem a organização são ridiculas. Basicamente é um festival que promove a graxa entre paises...dão mais pontos a quem convem pelas trocas comerciais ou questões politicas e é por isso que portugal nunca ganhou...não interessa a ninguem dar-nos graxa (só espanha é que nos dá uns pontos de piedade). Em tempos era um grande festival em que tivemos grandes representações...uma das minhas musicas favoritas foi ao festival..."desfolhada"...mas teve sempre a parte politica por trás. à 2 anos (acho eu) tivemos uma representação portuguesa como já não tinhamos à anos (aquela jovem que cantou a senhora do rio ou algo assim) e toda a europa ficou escandalizada por não termos ganho...contudo...lá está...politica!

    Ja falei de mais...mas foi para compensar a ausencia ^^
    Beijo*

    ResponderEliminar
  4. Oh taralhoco eu nao disse que toda a gente com 15 anos gostava da parola da Hanna...mas tens que admitir que há muita cachopa que gosta (pobres almas...) e tu és alto...não tenho culpa xD...tu és daqueles que se tivesses à minha frente tinhas levado um carolo xD
    Devias ter gritado por mim...eu sou omnipresente ia responder logo xD*

    ResponderEliminar
  5. Eu sinceramente não vi a Eurovisão deste ano , mas dos outros, é como referem os votos baseiam-se em meros interesses politicos. O mundo é assim , gira em torno de interesses.
    beijinho *

    ResponderEliminar
  6. Passou despercebido este ano e nos últimos 20.. à não sei quantos anos atrás o país parava para ver tanto o festival da canção como o da Eurovisão, agora só se ouve falar disso no dia seguinte numa caixinha pequenina no canto do jornal.
    E também os países vão sempre votando nos mesmos, todos os anos acabam por ganhar um lá do meio da Europa, por mais monstruosa que seja a música como uns que ganharam à uns anos :S

    ResponderEliminar